Se o seu imóvel é apenas uma residência unifamiliar, há pouco com que se preocupar. Nesses casos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) orienta que as medidas de combate e prevenção de incêndio são, apenas, de caráter preventivo e educativo. Não é necessário, portanto, o desenvolvimento de um projeto preventivo de incêndio sujeito à aprovação.
Para outros tipos de ocupação, porém, a construção ou funcionamento de um imóvel está condicionado à aprovação do CBMSC. A aprovação ocorre por meio da apresentação ao órgão de um projeto contendo plantas, detalhes, desenhos, memoriais descritivos, planilhas de dimensionamento e especificações dos sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico para o imóvel. E este é um projeto que requer profissional capacitado para sua execução.
É importante lembrar que, mais do que a aprovação do Corpo de Bombeiros, é a segurança e integridade do seu negócio que está em jogo. Além disso, destaca-se que as exigências mínimas normativas nem sempre irão atender a necessidade do seu imóvel e, assim, é imprescindível a consultoria de um profissional capacitado.
“Mais importante do que a aprovação do Corpo de Bombeiros Militar é a segurança e integridade do seu negócio”.
A utilização de sprinklers (chuveiros automáticos), por exemplo, só é exigida, por norma, para locais que possuem uma carga de incêndio muito elevada. Isto acontece, quase que exclusivamente, em industrias de grande porte que utilizam materiais de alta inflamabilidade ou grandes galpões de armazenamento. Contudo, como os sprinklers atuam no foco do incêndio sem a necessidade da ação humana e disparam automaticamente quando ocorre o aumento da temperatura ou a detecção de fumaça, uma loja de shopping que, segundo os requisitos normativos, não necessitaria deste tipo de sistema poderia se beneficiar, e muito, da sua autonomia, garantindo a segurança de seus clientes e funcionários.
Apenas a título de análise: imagine uma indústria de grande porte que, por não necessitar, não apresenta sistema de chuveiros automáticos. Na ocorrência de um foco de incêndio, em um período em que o local estivesse vazio, o sistema sem os chuveiros trabalharia na seguinte sequência:
O detector de fumaça irá alertar a central de alarme quanto alguma anomalia;
As sirenes entrarão em operação;
A brigada de incêndio será acionada;
O foco de incêndio será controlado por meio de extintores e hidrantes.
Neste intervalo de tempo, entre a detecção da anomalia e o controle do foco de incêndio, parte dos bens da indústria (tanto estrutura física como produção) poderiam ter sido danificados ou perdidos, acarretando em prejuízos financeiros.
Portanto, seja consciente quanto a importância deste projeto. Trata-se de muito mais do que uma aprovação exigida por um órgão do seu município, é um investimento contra prejuízos financeiros e danos à saúde humana.
Aqui na Blatt Engenharia você encontra profissionais capacitados para auxiliar você nesse processo de desenvolvimento e aprovação de Projeto Preventivo de Incêndio!